Plano e Relatórios de Atividades

By amaral

PLANO DE ATIVIDADES 2017

A UCAPA, tendo em conta o que é a sua missão, propõe-se a realizar um Plano de Atividades de cooperação e em consonância com o movimento associativo de pais e encarregados de educação do concelho de Almada, que potencie e reforce uma relação de estreita cooperação entre a União Concelhia, as Associações de Pais e restante comunidade educativa, para que esta se possa constituir como representante de facto e interlocutor privilegiado para estas, por um maior reforço e incentivo de participação dos pais nas escolas, em prol do sucesso escolar e bem-estar de todas as crianças e jovens.

Promover e reforçar o associativismo de pais no concelho de Almada e estimular à participação ativa na UCAPA
1. Reforço das relações da UCAPA com as suas associadas;
2. Apoio na reorganização e dinamização das associações de pais;
3. Maior reforço na promoção, em conjunto com as escolas, de assembleias de pais com vista à criação e ou reativação de associações de pais inativas;
4. Incentivar a realização de encontros de trabalho entre as AP, os Representantes dos Pais e Encarregados de Educação das turmas e representantes dos pais no Conselho Geral.
5. Reforço da divulgação às AP, do Manual dos Representantes dos Pais e EE das Turmas.

Divulgar e garantir a aplicação da legislação em defesa dos interesses dos alunos e do Movimento Associativo de Pais
1. Apoio a todas as AP e em específico às de 1º ciclo nas questões relacionadas com o desenvolvimento de Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC, bem como outras desenvolvidas por estas);
2. Continuar a divulgação de legislação relevante às AP;
3. Apoio e representação das AP, garantindo a aplicação da legislação em vigor, relativa aos direitos e deveres dos alunos e de participação das famílias nas escolas.

Promover ações de formação para Pais e EE, dirigentes e colaboradores das AP
1. Implementar protocolos com instituições, tendo em vista a formação parental;
2. Assegurar ações de formação para dirigentes associativos;
3. Realizar ações de formação para Representantes de Pais e Encarregados de Educação da Turma, em conjunto com as respetivas AP, com vista ao conhecimento aos seus direitos e deveres, bem como a implementação de regimentos dos representantes dos Pais e encarregados de educação das turmas;
4. Formalizar protocolos com instituições, para a realização de formação profissional exigida por lei, para os funcionários das Associações de Pais;
5. Realizar o IX Encontro Concelhio das Associações de Pais, com tema e data a designar;
6. Promover as VI Jornadas Concelhias com o tema e data a designar.
7. Realizar protocolos com instituições, para a realização de colóquios e oficinas para famílias com crianças portadoras de deficiência (NEE).

Contribuir para as condições de segurança e bem-estar dos alunos
1. Promover ações de sensibilização sobre bullying;
2. Continuar a incentivar as AP a participar na implementação dos Planos de Emergência das escolas e simulacros que envolvam toda a comunidade;
3. Alertar as autoridades competentes para as condições de segurança no espaço envolvente das escolas e necessidade de requalificação do parque escolar;
4. Promover sessões de sensibilização junto da comunidade educativa para uma utilização segura da Internet;

Manter as relações da UCAPA com a Comunidade
1. Manter o contato com as instituições (Ministério da Educação, Câmara Municipal de Almada, Juntas de Freguesia do Concelho, Agrupamentos de Escolas e Escolas) garantindo os interesses das associações em defesa dos direitos das crianças e jovens do concelho;
2. Divulgar e apelar à participação das associações e das famílias, nas atividades culturais e desportivas, locais e regionais;
3. Manutenção da página da UCAPA na Internet e no Facebook;
4. Participar em todos os órgãos regionais e nacionais do movimento associativo de pais, no qual tenha assento, designadamente, a FERSAP e a CONFAP;
5. Continuar a assegurar de forma efetiva, a representação na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Almada (CPCJ); no Conselho Municipal de Educação; no Conselho Municipal de Segurança; no CLASA (Conselho Local de Acão Social de Almada/Rede Social); e em outras onde tenhamos assento;
6. Continuar a estabelecer parcerias e protocolos com entidades, em áreas que sejam relevantes para as APEE e consequentemente para as famílias.

Outras ações
1. Recomendar aos representantes dos Pais e Encarregados de Educação nos Conselhos Gerais para que os Regulamentos Internos consagrem a legislação em vigor e, em particular, no que respeita à presença de um representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação no Conselho Pedagógico, sempre que necessário;
2. Apoiar e participar na gestão e nas atividades da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas e na Edufoco;
3. Motivar as escolas do concelho para criarem o Clube de Teatro, envolvendo as famílias, não só pela sua dimensão cultural, mas também pelos benefícios pedagógicos e lúdicos que advêm para os alunos e toda a comunidade educativa;
4. Incentivar à participação das APEE no Clube do Desporto Escolar nas escolas do 2.º e 3.º ciclo e secundário;
5. Fomentar e incentivar a prática cultural e desportiva em todas as escolas, através das Associações de Pais, tendo nas de 1º ciclo a participação dos professores das AEC.
6. Realização do I Torneio de Futebol Inter APEE.

Assembleia Geral da UCAPA, 28 de janeiro de 2017

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – Ano de 2016

A UCAPA, dentro do que é a sua missão, desenvolveu, durante o ano de 2016, um conjunto de atividades que se dividem em vários eixos de atuação, em que se destaca o reforço da sua estrutura e organização interna, o apoio às associadas e a colaboração e parceria com outras entidades, desde que os seus fins e objetivos sejam transversais aos desta União Concelhia e ao movimento que representa. Por variados motivos nem todas as atividades propostas foram desenvolvidas, pelo que as mesmas podem transitar para o Plano de Atividades do ano 2017.

Reforço da estrutura e organização interna:
♦ Cumprimento do plano de reuniões da UCAPA, alargado a todos os OS. (reuniões mensais).
♦ Reforço da informação interna entre os órgãos.
♦ Descentralização de tarefas.

Apoio às associadas:
♦ Ass. Pais EB 2/3 da Costa de Caparica,
♦ Ass. Pais Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina,
♦ Ass. Pais Comandante Conceição e Silva,
♦ Ass. Pais do Agrupamento de Escolas Elias Garcia,
♦ Ass. Pais da Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Prof. Ruy Luis Gomes,
♦ Ass. Pais da Escola Francisco Simões,
♦ Associação de Pais do JI Marco de Cabaço,
♦ Ass. Paia da EB1/JI N.º 2 Laranjeiro,
♦ Ass. Pais da N.º1 da C. da Piedade,
♦ Ass. Pais da N.º2 da C. da Piedade.

♦ Assegurámos regularmente a divulgação de informação relevante às associadas, através do email ucapa informa e no facebook.

Colaboração e parceria com outras entidades:

♦ Representação da UCAPA em todos os órgãos concelhios em que tem assento:
– Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Almada (CPCJ);
– Conselho Municipal de Educação de Almada (CMEA);
– Conselho Municipal de Segurança de Almada (CMSA);
– Conselho Local de Acão Social de Almada (CLASA)/Rede Social.
♦ Representação da UCAPA nos OS da FERSAP e ARF.
♦ Participação nos CG da CONFAP.
♦ Colaboração num Projeto de Investigação de Mestrado em Antropologia, da
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (março).
♦ Participação nas Comemorações do 25 de Abril e do 40º Aniversário da Constituição da República Portuguesa.
♦ Integração na Comissão de Honra do 25 de Abril (abril).
♦ Reunião com CMA sobre a nova sede a atribuir à UCAPA (abril).
♦ Apoio na iniciativa da ARF na Tertúlia de Pais – Terapia da Fala (abril e maio).
♦ Participação na Sessão Comemorativa do 40º Aniversário da Constituição da República Portuguesa para a Apresentação da Edição Ilustrada, a ser distribuída aos alunos das Escolas (abril).
♦ Participação no lançamento Almada, Rotas de Abril (abril).
♦ A convite da CMA, participação na Festa Verde (maio).
♦ Parceria com a CPCJ, no âmbito da receção à Comunidade Educativa de Almada, para a realização de uma sessão dirigida às Associações de Pais, com o tema: “O papel das Associações de Pais no Sistema de Promoção e Proteção” (outubro).
♦ A convite da CMA, no âmbito da preparação do 2.º Congresso Almada, participámos com uma intervenção no debate, com o tema Crescer em Almada, que se realizou na sede do Vitória Clube das Quintinhas (setembro).
♦ A convite da CMA, participação no desfile das associações do concelho, no âmbito do 2.º Congresso Almada (outubro).
♦ A convite da CMA, participação na receção à comunidade educativa de Almada (outubro)
♦ A convite da CMA, participação na visita da Comissão de Avaliação da Candidatura “ALMADA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO’18 (novembro).
♦ A convite da CMA, participação na Festa de Natal das Escolas (dezembro).
♦ A convite da CMA, participação no Grupo de trabalho para apresentação de Candidaturas, ao Portugal 20/20 sobre “Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”.

Outras atividades relevantes:

♦ Realizamos o VIII encontro das AP de Almada, com o tema “Escola a tempo inteiro – perspetivas de alargamento até ao 9.º ano de escolaridade (maio).
♦ Solicitamos parecer à CADA sobre a disponibilização, por parte dos Agrupamentos, dos emails dos Representantes dos Pais e EE das Turmas, às associações de pais (setembro).
♦ Proposta de protocolo para plano de formação credenciada, com o Centro de Formação de Professores do Concelho de Almada, para dirigentes associativos e funcionários das Associações de Pais (novembro).
♦ Assinatura de protocolo com Academia Almadense, para utilização das atividades desportivas e culturais, com descontos para os sócios das AP (novembro).
♦ Contatos efetuados com outras instituições e associações do concelho, para futuros protocolos (novembro).
Assembleia Geral da UCAPA, 28 de janeiro de 2017

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – Ano de 2013

A atividade da UCAPA em 2013 salientou-se pelo reforço da sua organização e pela ligação às suas associadas, através de várias ações, designadamente: 
Ao longo do ano fomos contatados por associações, com o intuito de recolherem apoio na área da gestão interna e dos relacionamentos com os órgãos de gestão dos agrupamentos e escolas não agrupadas. 
Demos apoio na reorganização de associações e na gestão de ATL, AAAF/CAF e AEC. 
Acompanhamento de AP em reuniões com a CMA, para se resolverem problemas decorrentes do CAF e AEC. 
Representámos a UCAPA e o MAP do concelho em várias iniciativas promovidas pelo município. 
Realização do Seminário Que futuro para o território educativo do concelho de Almada?, na ES Ruy Luis Gomes, em 9 de novembro, em parceria com Conselho Municipal de Educação e o apoio da CMA, no âmbito dos 25 anos da FERSAP. 
Ação de formação para representantes de pais de turma, na ES Anselmo Andrade. 
Sessão de esclarecimento sobre as Responsabilidades Parentais na Escola, em parceria com a FERSAP e a Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos. 
Apoiámos na implementação da plataforma WEDUC nas escolas, tendo realizado uma sessão de esclarecimento a 23 de fevereiro, no auditório do Museu da Cidade. 
Participámos na implementação do projeto Crescer+Igual, em parceria com a FERSAP. 
Filiação da nova AP da EB1 N.º 1 da Cova da Piedade. 
Durante o ano a UCAPA divulgou junto das suas associadas informação de relevo para o cumprimento de todas as tarefas associativas, bem como acções de formação promovidas por outras estruturas e instituições.
Divulgámos atividades culturais e desportivas locais e regionais. 
Participámos em todos os órgãos locais, regionais e nacionais do movimento associativo de pais. 
Participámos na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Almada, no Conselho Municipal de Educação, no Conselho Municipal de Segurança, no Conselho Local de Acção Social de Almada (CLASA)/Rede Social, e no Tribunal de Comarca e de Família e Menores de Almada. 
Participámos em reuniões dos órgãos sociais da FERSAP, da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas e da EDUFOCO. 
A UCAPA manteve a representação no Conselho Executivo da FERSAP, e nas direções da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas e da EDUFOCO. 
Manutenção da página na Internet e no Facebook.

O CE da UCAPA Almada, 18 de janeiro de 2014

Plano de Atividades para 2013

1. Associações:

a. Congregar o movimento associativo de pais do concelho de Almada, através do estímulo à participação ativa na UCAPA, para que a sua voz se torne mais forte e uníssona.

b. Dar apoio às associações para uma maior dinamização e, quando necessário, à sua reorganização, através de um acompanhamento de maior proximidade, assim como, desenvolver ações que conduzam à reativação de associações inativas.

c. Defender junto das instituições – Ministério da Educação, Câmara Municipal de Almada, Juntas das Freguesias do Concelho, Agrupamentos de Escolas e Escolas – os interesses ou tomadas de posição das associações em defesa dos interesses dos seus educandos, em todas as áreas.

d. Prestar apoio às AP que desenvolvem atividades a nível da Componente de Apoio à Família (CAF) e da promoção das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

2. Legislação:

a. Garantir a efetiva aplicação da legislação que rege os órgãos de gestão das escolas, nomeadamente, a representação das APEE no Conselho Pedagógico, e a representação dos pais nos conselhos de turma.

b. Pugnar junto da CMA e do Ministério da Educação para a aplicação da legislação existente no que diz respeito às suas competências a nível da qualidade alimentar, à Componente de Apoio à Família (CAF) na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo e a sua extensão às interrupções letivas, numa perspetiva de apoio integral às atividades educativas e lúdicas das crianças.

3. Acções de Formação:

a. Implementação de protocolos com a FERSAP, CMA e outras instituições locais, de forma a poder sustentar a formação e educação parental nas Associações de Pais e na comunidade educativa do concelho de Almada. Neste contexto, promover ações de formação para que os pais e encarregados de educação sejam cada vez mais pessoas conhecedoras dos seus direitos e deveres para com a família, a escola e a comunidade educativa.

b. Realizar ações de formação para representantes de pais da turma, a nível de agrupamento de escolas e escolas não agrupadas, em conjunto com as respetivas APEE.

c. Formalizar protocolos com instituições locais, de forma a poder promover a formação profissional exigida por lei, para os funcionários das Associações de Pais.

d. Realizar o VIII Encontro Concelhio, com o tema “Organização nas Associações de Pais”, em 20 de Abril.

e. Promover as III Jornadas Concelhias com o tema “Poder Local e Educação”, em Outubro, em parceria com a C. M. Almada.

f. Realizar ações de sensibilização na áreas da Igualdade de Género e das Responsabilidades Parentais, respetivamente, em parceria com a Associação Questão de Igualdade e a Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos.

4. Segurança:

a. Pugnar pela segurança efectiva no espaço escolar, designadamente, monitorizar a implementação dos planos de emergência das escolas, quer na sua finalização e alargamento a todas as escolas do concelho, quer através de exercícios de emergência periódicos.

b. Sensibilizar as autoridades competentes para a segurança do espaço envolvente das escolas e na educação das crianças para as regras de segurança.

c. Sensibilizar a comunidade educativa para uma utilização segura da Internet.

5. Actividades:

a. Estabelecer protocolos e parcerias com instituições nas áreas da saúde, psicologia, pedagogia, cidadania e outras, para apoio ao aluno e à família.

b. Promover a implementação de Clubes de Pais, segundo projeto da FERSAP.

c. Manutenção das páginas na Internet <http://www.ucapa.fersap.pt> e no Facebook.

d. Divulgar e apelar à participação nas actividades culturais e desportivas locais ou regionais.

e. Participar, e dessa participação dar conta às associadas, em todos os órgãos locais, regionais e nacionais do movimento associativo de pais no qual tenha assento.

f. Participação de forma efectiva na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Almada, no Conselho Municipal de Educação, no Conselho Municipal de Segurança, no Conselho Local de Acção Social de Almada (CLASA)/Rede Social, no Tribunal de Comarca e de Família e Menores de Almada, e em outras instituições que nos formalizem convite.

6. Outras acções

a. Apoiar e participar na gestão e nas actividades da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas e na Edufoco.

b. Apoiar e incrementar a implementação da plataforma WEDUC nas escolas.

c. Participação no projecto “Estudo Nutricional Bioquímico e Genético de uma População Infantil de 9 anos da Região Sul”, desenvolvido nas escolas do concelho de Almada pelo Centro de Genética Médica e Nutrição Pediátrica da Cooperativa Universitária Egas Moniz, no âmbito do Programa Nacional de Combate à Obesidade.

d. Motivar as escolas do concelho para criarem o Clube de Teatro, não só pela sua dimensão cultural, mas também pelos benefícios pedagógicos e lúdicos que advêm para os alunos e toda a comunidade educativa.

e. Incentivar à criação do Clube do Desporto Escolar nas escolas do 2.º e 3.º ciclo e secundário.

f. Fomentar e incentivar a criação de clubes de dança e escolinhas de futebol nas escolas de 1.º ciclo, através das Associações de Pais, com a participação, designadamente, dos professores das AEC.

Almada, 12 de janeiro de 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – Ano de 2012

As atividades desenvolvidas pela UCAPA dividem-se em vários eixos de actuação, e reportam-se ao Plano de Intenções de Actividades proposto para o ano de 2012.

MOVIMENTO ASSOCIATIVO:

  • No que respeita ao apoio às associações de pais a UCAPA manteve o contato com a maior parte das suas associadas e procurou reforçar essa ligação através de reuniões com elementos das associações de pais, visando a consciencialização e dinamização dos pais quanto aos seus direitos e deveres;
  •  Ao longo do ano fomos contatados por vários elementos de direções de associações do concelho, com o intuito de recolherem apoio na área da gestão interna e dos relacionamentos com coordenadores de escola e direcções de agrupamentos, no âmbito das suas atividades diárias. Temos constatado que várias associações, por dificuldades de gestão financeira, estão a deixar de ser promotoras da CAF e AEC. Presença de elementos da UCAPA em algumas Assembleias Gerais, por solicitação das associadas;
  •  Em 2012 vários pais e encarregados de educação, não pertencentes a nenhuma estrutura, recorreram à UCAPA, no sentido de compreenderem a atuação das AP dentro das escolas, no que respeita à CAF e AEC, por manifesta falta de informação destas estruturas aos seus associados, e também situações de algumas AP que fazem da promoção das várias atividades verdadeiros negócios;
  •  Demos apoio na reorganização de associações que se encontravam praticamente inactivas, fornecendo elementos na área da contratação de pessoal, gestão de ATL, CAF e AEC;
  •  Acompanhamento de AP em reuniões com a CMA, na tentativa de se resolverem problemas decorrentes da promoção do CAF e AEC;
  •  Ao longo do ano e sempre que possível representamos a UCAPA nas várias iniciativas existentes no concelho;
  •  Disponibilizámos a sede da UCAPA para associações, pais e encarregados de educação, que não tendo onde reunir nos solicitaram esse apoio.

INFORMAÇÂO/DIVULGAÇÂO:

  •  Durante todo o ano de 2012 a UCAPA foi divulgando junto das suas associadas, informação de relevo para o cumprimento de todas as tarefas associativas, bem como acções de formação promovidas por outras estruturas.

 AÇÔES DE FORMAÇÃO:

  •  Formalizamos protocolo com a FERSAP de forma a promover a formação profissional exigida por lei, para os funcionários das Associações de Pais;
  •  Realizamos o VII Encontro Concelhio, com o tema “Liderança nas Associações de Pais”, em 21 de Abril;
  •  Realizámos uma ação de formação sobre o papel das CPCJ, nomeadamente, quanto às suas formas de intervenção.

SEGURANÇA:

  • Participámos na entrega dos 25 planos de medidas de autoprotecção contra incêndios, das escolas de 1º ciclo do concelho de Almada.

ACTIVIDADES:

  •  Manutenção da página na Internet, http://www.ucapa.fersap.pt;
  •  Divulgamos as actividades culturais e desportivas locais e regionais;
  •  Participámos em todos os órgãos locais, regionais e nacionais do movimento associativo de pais no qual temos assento e dessa participação demos conta às associadas;
  •  Participámos na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Almada, no Conselho Municipal de Educação, no Conselho Municipal de Segurança, no Conselho Local de Acção Social de Almada (CLASA) /Rede Social, no Tribunal de Comarca e de Família e Menores de Almada.

OUTRAS AÇÔES:

  •  Participámos no processo de criação da EDUFOCO;
  •  Participámos em reuniões dos órgãos sociais da FERSAP, da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas e da EDUFOCO;
  •  A UCAPA teve representação nas presidências do Conselho Executivo da FERSAP, da Direcção da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas e na EDUFOCO;
  •  Continuação do acordo com a FERSAP em assumirmos a gestão da Quotização, passando a UCAPA a receber diretamente as quotas das suas associadas, implementando o Plano de Ação da Quotização da FERSAP;
  •  Participámos na implementação do projecto Crescer+Igual, em parceria com a FERSAP.

O CE da UCAPA

Almada, 7 de janeiro de 2013

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