Plano e Relatórios de Atividades
By amaralPLANO DE ATIVIDADES 2017
A UCAPA, tendo em conta o que é a sua missão, propõe-se a realizar um Plano de Atividades de cooperação e em consonância com o movimento associativo de pais e encarregados de educação do concelho de Almada, que potencie e reforce uma relação de estreita cooperação entre a União Concelhia, as Associações de Pais e restante comunidade educativa, para que esta se possa constituir como representante de facto e interlocutor privilegiado para estas, por um maior reforço e incentivo de participação dos pais nas escolas, em prol do sucesso escolar e bem-estar de todas as crianças e jovens.
Promover e reforçar o associativismo de pais no concelho de Almada e estimular à participação ativa na UCAPA
1. Reforço das relações da UCAPA com as suas associadas;
2. Apoio na reorganização e dinamização das associações de pais;
3. Maior reforço na promoção, em conjunto com as escolas, de assembleias de pais com vista à criação e ou reativação de associações de pais inativas;
4. Incentivar a realização de encontros de trabalho entre as AP, os Representantes dos Pais e Encarregados de Educação das turmas e representantes dos pais no Conselho Geral.
5. Reforço da divulgação às AP, do Manual dos Representantes dos Pais e EE das Turmas.
Divulgar e garantir a aplicação da legislação em defesa dos interesses dos alunos e do Movimento Associativo de Pais
1. Apoio a todas as AP e em específico às de 1º ciclo nas questões relacionadas com o desenvolvimento de Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC, bem como outras desenvolvidas por estas);
2. Continuar a divulgação de legislação relevante às AP;
3. Apoio e representação das AP, garantindo a aplicação da legislação em vigor, relativa aos direitos e deveres dos alunos e de participação das famílias nas escolas.
Promover ações de formação para Pais e EE, dirigentes e colaboradores das AP
1. Implementar protocolos com instituições, tendo em vista a formação parental;
2. Assegurar ações de formação para dirigentes associativos;
3. Realizar ações de formação para Representantes de Pais e Encarregados de Educação da Turma, em conjunto com as respetivas AP, com vista ao conhecimento aos seus direitos e deveres, bem como a implementação de regimentos dos representantes dos Pais e encarregados de educação das turmas;
4. Formalizar protocolos com instituições, para a realização de formação profissional exigida por lei, para os funcionários das Associações de Pais;
5. Realizar o IX Encontro Concelhio das Associações de Pais, com tema e data a designar;
6. Promover as VI Jornadas Concelhias com o tema e data a designar.
7. Realizar protocolos com instituições, para a realização de colóquios e oficinas para famílias com crianças portadoras de deficiência (NEE).
Contribuir para as condições de segurança e bem-estar dos alunos
1. Promover ações de sensibilização sobre bullying;
2. Continuar a incentivar as AP a participar na implementação dos Planos de Emergência das escolas e simulacros que envolvam toda a comunidade;
3. Alertar as autoridades competentes para as condições de segurança no espaço envolvente das escolas e necessidade de requalificação do parque escolar;
4. Promover sessões de sensibilização junto da comunidade educativa para uma utilização segura da Internet;
Manter as relações da UCAPA com a Comunidade
1. Manter o contato com as instituições (Ministério da Educação, Câmara Municipal de Almada, Juntas de Freguesia do Concelho, Agrupamentos de Escolas e Escolas) garantindo os interesses das associações em defesa dos direitos das crianças e jovens do concelho;
2. Divulgar e apelar à participação das associações e das famílias, nas atividades culturais e desportivas, locais e regionais;
3. Manutenção da página da UCAPA na Internet e no Facebook;
4. Participar em todos os órgãos regionais e nacionais do movimento associativo de pais, no qual tenha assento, designadamente, a FERSAP e a CONFAP;
5. Continuar a assegurar de forma efetiva, a representação na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Almada (CPCJ); no Conselho Municipal de Educação; no Conselho Municipal de Segurança; no CLASA (Conselho Local de Acão Social de Almada/Rede Social); e em outras onde tenhamos assento;
6. Continuar a estabelecer parcerias e protocolos com entidades, em áreas que sejam relevantes para as APEE e consequentemente para as famílias.
Outras ações
1. Recomendar aos representantes dos Pais e Encarregados de Educação nos Conselhos Gerais para que os Regulamentos Internos consagrem a legislação em vigor e, em particular, no que respeita à presença de um representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação no Conselho Pedagógico, sempre que necessário;
2. Apoiar e participar na gestão e nas atividades da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas e na Edufoco;
3. Motivar as escolas do concelho para criarem o Clube de Teatro, envolvendo as famílias, não só pela sua dimensão cultural, mas também pelos benefícios pedagógicos e lúdicos que advêm para os alunos e toda a comunidade educativa;
4. Incentivar à participação das APEE no Clube do Desporto Escolar nas escolas do 2.º e 3.º ciclo e secundário;
5. Fomentar e incentivar a prática cultural e desportiva em todas as escolas, através das Associações de Pais, tendo nas de 1º ciclo a participação dos professores das AEC.
6. Realização do I Torneio de Futebol Inter APEE.
Assembleia Geral da UCAPA, 28 de janeiro de 2017
RELATÓRIO DE ATIVIDADES – Ano de 2016
A UCAPA, dentro do que é a sua missão, desenvolveu, durante o ano de 2016, um conjunto de atividades que se dividem em vários eixos de atuação, em que se destaca o reforço da sua estrutura e organização interna, o apoio às associadas e a colaboração e parceria com outras entidades, desde que os seus fins e objetivos sejam transversais aos desta União Concelhia e ao movimento que representa. Por variados motivos nem todas as atividades propostas foram desenvolvidas, pelo que as mesmas podem transitar para o Plano de Atividades do ano 2017.
Reforço da estrutura e organização interna:
♦ Cumprimento do plano de reuniões da UCAPA, alargado a todos os OS. (reuniões mensais).
♦ Reforço da informação interna entre os órgãos.
♦ Descentralização de tarefas.
Apoio às associadas:
♦ Ass. Pais EB 2/3 da Costa de Caparica,
♦ Ass. Pais Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina,
♦ Ass. Pais Comandante Conceição e Silva,
♦ Ass. Pais do Agrupamento de Escolas Elias Garcia,
♦ Ass. Pais da Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Prof. Ruy Luis Gomes,
♦ Ass. Pais da Escola Francisco Simões,
♦ Associação de Pais do JI Marco de Cabaço,
♦ Ass. Paia da EB1/JI N.º 2 Laranjeiro,
♦ Ass. Pais da N.º1 da C. da Piedade,
♦ Ass. Pais da N.º2 da C. da Piedade.
♦ Assegurámos regularmente a divulgação de informação relevante às associadas, através do email ucapa informa e no facebook.
Colaboração e parceria com outras entidades:
♦ Representação da UCAPA em todos os órgãos concelhios em que tem assento:
– Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Almada (CPCJ);
– Conselho Municipal de Educação de Almada (CMEA);
– Conselho Municipal de Segurança de Almada (CMSA);
– Conselho Local de Acão Social de Almada (CLASA)/Rede Social.
♦ Representação da UCAPA nos OS da FERSAP e ARF.
♦ Participação nos CG da CONFAP.
♦ Colaboração num Projeto de Investigação de Mestrado em Antropologia, da
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (março).
♦ Participação nas Comemorações do 25 de Abril e do 40º Aniversário da Constituição da República Portuguesa.
♦ Integração na Comissão de Honra do 25 de Abril (abril).
♦ Reunião com CMA sobre a nova sede a atribuir à UCAPA (abril).
♦ Apoio na iniciativa da ARF na Tertúlia de Pais – Terapia da Fala (abril e maio).
♦ Participação na Sessão Comemorativa do 40º Aniversário da Constituição da República Portuguesa para a Apresentação da Edição Ilustrada, a ser distribuída aos alunos das Escolas (abril).
♦ Participação no lançamento Almada, Rotas de Abril (abril).
♦ A convite da CMA, participação na Festa Verde (maio).
♦ Parceria com a CPCJ, no âmbito da receção à Comunidade Educativa de Almada, para a realização de uma sessão dirigida às Associações de Pais, com o tema: “O papel das Associações de Pais no Sistema de Promoção e Proteção” (outubro).
♦ A convite da CMA, no âmbito da preparação do 2.º Congresso Almada, participámos com uma intervenção no debate, com o tema Crescer em Almada, que se realizou na sede do Vitória Clube das Quintinhas (setembro).
♦ A convite da CMA, participação no desfile das associações do concelho, no âmbito do 2.º Congresso Almada (outubro).
♦ A convite da CMA, participação na receção à comunidade educativa de Almada (outubro)
♦ A convite da CMA, participação na visita da Comissão de Avaliação da Candidatura “ALMADA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO’18 (novembro).
♦ A convite da CMA, participação na Festa de Natal das Escolas (dezembro).
♦ A convite da CMA, participação no Grupo de trabalho para apresentação de Candidaturas, ao Portugal 20/20 sobre “Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”.
Outras atividades relevantes:
♦ Realizamos o VIII encontro das AP de Almada, com o tema “Escola a tempo inteiro – perspetivas de alargamento até ao 9.º ano de escolaridade (maio).
♦ Solicitamos parecer à CADA sobre a disponibilização, por parte dos Agrupamentos, dos emails dos Representantes dos Pais e EE das Turmas, às associações de pais (setembro).
♦ Proposta de protocolo para plano de formação credenciada, com o Centro de Formação de Professores do Concelho de Almada, para dirigentes associativos e funcionários das Associações de Pais (novembro).
♦ Assinatura de protocolo com Academia Almadense, para utilização das atividades desportivas e culturais, com descontos para os sócios das AP (novembro).
♦ Contatos efetuados com outras instituições e associações do concelho, para futuros protocolos (novembro).
Assembleia Geral da UCAPA, 28 de janeiro de 2017
RELATÓRIO DE ATIVIDADES – Ano de 2013
A atividade da UCAPA em 2013 salientou-se pelo reforço da sua organização e pela ligação às suas associadas, através de várias ações, designadamente:
Ao longo do ano fomos contatados por associações, com o intuito de recolherem apoio na área da gestão interna e dos relacionamentos com os órgãos de gestão dos agrupamentos e escolas não agrupadas.
Demos apoio na reorganização de associações e na gestão de ATL, AAAF/CAF e AEC.
Acompanhamento de AP em reuniões com a CMA, para se resolverem problemas decorrentes do CAF e AEC.
Representámos a UCAPA e o MAP do concelho em várias iniciativas promovidas pelo município.
Realização do Seminário Que futuro para o território educativo do concelho de Almada?, na ES Ruy Luis Gomes, em 9 de novembro, em parceria com Conselho Municipal de Educação e o apoio da CMA, no âmbito dos 25 anos da FERSAP.
Ação de formação para representantes de pais de turma, na ES Anselmo Andrade.
Sessão de esclarecimento sobre as Responsabilidades Parentais na Escola, em parceria com a FERSAP e a Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos.
Apoiámos na implementação da plataforma WEDUC nas escolas, tendo realizado uma sessão de esclarecimento a 23 de fevereiro, no auditório do Museu da Cidade.
Participámos na implementação do projeto Crescer+Igual, em parceria com a FERSAP.
Filiação da nova AP da EB1 N.º 1 da Cova da Piedade.
Durante o ano a UCAPA divulgou junto das suas associadas informação de relevo para o cumprimento de todas as tarefas associativas, bem como acções de formação promovidas por outras estruturas e instituições.
Divulgámos atividades culturais e desportivas locais e regionais.
Participámos em todos os órgãos locais, regionais e nacionais do movimento associativo de pais.
Participámos na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Almada, no Conselho Municipal de Educação, no Conselho Municipal de Segurança, no Conselho Local de Acção Social de Almada (CLASA)/Rede Social, e no Tribunal de Comarca e de Família e Menores de Almada.
Participámos em reuniões dos órgãos sociais da FERSAP, da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas e da EDUFOCO.
A UCAPA manteve a representação no Conselho Executivo da FERSAP, e nas direções da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas e da EDUFOCO.
Manutenção da página na Internet e no Facebook.
O CE da UCAPA Almada, 18 de janeiro de 2014
Plano de Atividades para 2013
1. Associações:
a. Congregar o movimento associativo de pais do concelho de Almada, através do estímulo à participação ativa na UCAPA, para que a sua voz se torne mais forte e uníssona.
b. Dar apoio às associações para uma maior dinamização e, quando necessário, à sua reorganização, através de um acompanhamento de maior proximidade, assim como, desenvolver ações que conduzam à reativação de associações inativas.
c. Defender junto das instituições – Ministério da Educação, Câmara Municipal de Almada, Juntas das Freguesias do Concelho, Agrupamentos de Escolas e Escolas – os interesses ou tomadas de posição das associações em defesa dos interesses dos seus educandos, em todas as áreas.
d. Prestar apoio às AP que desenvolvem atividades a nível da Componente de Apoio à Família (CAF) e da promoção das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).
2. Legislação:
a. Garantir a efetiva aplicação da legislação que rege os órgãos de gestão das escolas, nomeadamente, a representação das APEE no Conselho Pedagógico, e a representação dos pais nos conselhos de turma.
b. Pugnar junto da CMA e do Ministério da Educação para a aplicação da legislação existente no que diz respeito às suas competências a nível da qualidade alimentar, à Componente de Apoio à Família (CAF) na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo e a sua extensão às interrupções letivas, numa perspetiva de apoio integral às atividades educativas e lúdicas das crianças.
3. Acções de Formação:
a. Implementação de protocolos com a FERSAP, CMA e outras instituições locais, de forma a poder sustentar a formação e educação parental nas Associações de Pais e na comunidade educativa do concelho de Almada. Neste contexto, promover ações de formação para que os pais e encarregados de educação sejam cada vez mais pessoas conhecedoras dos seus direitos e deveres para com a família, a escola e a comunidade educativa.
b. Realizar ações de formação para representantes de pais da turma, a nível de agrupamento de escolas e escolas não agrupadas, em conjunto com as respetivas APEE.
c. Formalizar protocolos com instituições locais, de forma a poder promover a formação profissional exigida por lei, para os funcionários das Associações de Pais.
d. Realizar o VIII Encontro Concelhio, com o tema “Organização nas Associações de Pais”, em 20 de Abril.
e. Promover as III Jornadas Concelhias com o tema “Poder Local e Educação”, em Outubro, em parceria com a C. M. Almada.
f. Realizar ações de sensibilização na áreas da Igualdade de Género e das Responsabilidades Parentais, respetivamente, em parceria com a Associação Questão de Igualdade e a Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos.
4. Segurança:
a. Pugnar pela segurança efectiva no espaço escolar, designadamente, monitorizar a implementação dos planos de emergência das escolas, quer na sua finalização e alargamento a todas as escolas do concelho, quer através de exercícios de emergência periódicos.
b. Sensibilizar as autoridades competentes para a segurança do espaço envolvente das escolas e na educação das crianças para as regras de segurança.
c. Sensibilizar a comunidade educativa para uma utilização segura da Internet.
5. Actividades:
a. Estabelecer protocolos e parcerias com instituições nas áreas da saúde, psicologia, pedagogia, cidadania e outras, para apoio ao aluno e à família.
b. Promover a implementação de Clubes de Pais, segundo projeto da FERSAP.
c. Manutenção das páginas na Internet <http://www.ucapa.fersap.pt> e no Facebook.
d. Divulgar e apelar à participação nas actividades culturais e desportivas locais ou regionais.
e. Participar, e dessa participação dar conta às associadas, em todos os órgãos locais, regionais e nacionais do movimento associativo de pais no qual tenha assento.
f. Participação de forma efectiva na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Almada, no Conselho Municipal de Educação, no Conselho Municipal de Segurança, no Conselho Local de Acção Social de Almada (CLASA)/Rede Social, no Tribunal de Comarca e de Família e Menores de Almada, e em outras instituições que nos formalizem convite.
6. Outras acções
a. Apoiar e participar na gestão e nas actividades da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas e na Edufoco.
b. Apoiar e incrementar a implementação da plataforma WEDUC nas escolas.
c. Participação no projecto “Estudo Nutricional Bioquímico e Genético de uma População Infantil de 9 anos da Região Sul”, desenvolvido nas escolas do concelho de Almada pelo Centro de Genética Médica e Nutrição Pediátrica da Cooperativa Universitária Egas Moniz, no âmbito do Programa Nacional de Combate à Obesidade.
d. Motivar as escolas do concelho para criarem o Clube de Teatro, não só pela sua dimensão cultural, mas também pelos benefícios pedagógicos e lúdicos que advêm para os alunos e toda a comunidade educativa.
e. Incentivar à criação do Clube do Desporto Escolar nas escolas do 2.º e 3.º ciclo e secundário.
f. Fomentar e incentivar a criação de clubes de dança e escolinhas de futebol nas escolas de 1.º ciclo, através das Associações de Pais, com a participação, designadamente, dos professores das AEC.
Almada, 12 de janeiro de 2013
RELATÓRIO DE ATIVIDADES – Ano de 2012
As atividades desenvolvidas pela UCAPA dividem-se em vários eixos de actuação, e reportam-se ao Plano de Intenções de Actividades proposto para o ano de 2012.
MOVIMENTO ASSOCIATIVO:
- No que respeita ao apoio às associações de pais a UCAPA manteve o contato com a maior parte das suas associadas e procurou reforçar essa ligação através de reuniões com elementos das associações de pais, visando a consciencialização e dinamização dos pais quanto aos seus direitos e deveres;
- Ao longo do ano fomos contatados por vários elementos de direções de associações do concelho, com o intuito de recolherem apoio na área da gestão interna e dos relacionamentos com coordenadores de escola e direcções de agrupamentos, no âmbito das suas atividades diárias. Temos constatado que várias associações, por dificuldades de gestão financeira, estão a deixar de ser promotoras da CAF e AEC. Presença de elementos da UCAPA em algumas Assembleias Gerais, por solicitação das associadas;
- Em 2012 vários pais e encarregados de educação, não pertencentes a nenhuma estrutura, recorreram à UCAPA, no sentido de compreenderem a atuação das AP dentro das escolas, no que respeita à CAF e AEC, por manifesta falta de informação destas estruturas aos seus associados, e também situações de algumas AP que fazem da promoção das várias atividades verdadeiros negócios;
- Demos apoio na reorganização de associações que se encontravam praticamente inactivas, fornecendo elementos na área da contratação de pessoal, gestão de ATL, CAF e AEC;
- Acompanhamento de AP em reuniões com a CMA, na tentativa de se resolverem problemas decorrentes da promoção do CAF e AEC;
- Ao longo do ano e sempre que possível representamos a UCAPA nas várias iniciativas existentes no concelho;
- Disponibilizámos a sede da UCAPA para associações, pais e encarregados de educação, que não tendo onde reunir nos solicitaram esse apoio.
INFORMAÇÂO/DIVULGAÇÂO:
- Durante todo o ano de 2012 a UCAPA foi divulgando junto das suas associadas, informação de relevo para o cumprimento de todas as tarefas associativas, bem como acções de formação promovidas por outras estruturas.
AÇÔES DE FORMAÇÃO:
- Formalizamos protocolo com a FERSAP de forma a promover a formação profissional exigida por lei, para os funcionários das Associações de Pais;
- Realizamos o VII Encontro Concelhio, com o tema “Liderança nas Associações de Pais”, em 21 de Abril;
- Realizámos uma ação de formação sobre o papel das CPCJ, nomeadamente, quanto às suas formas de intervenção.
SEGURANÇA:
- Participámos na entrega dos 25 planos de medidas de autoprotecção contra incêndios, das escolas de 1º ciclo do concelho de Almada.
ACTIVIDADES:
- Manutenção da página na Internet, http://www.ucapa.fersap.pt;
- Divulgamos as actividades culturais e desportivas locais e regionais;
- Participámos em todos os órgãos locais, regionais e nacionais do movimento associativo de pais no qual temos assento e dessa participação demos conta às associadas;
- Participámos na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Almada, no Conselho Municipal de Educação, no Conselho Municipal de Segurança, no Conselho Local de Acção Social de Almada (CLASA) /Rede Social, no Tribunal de Comarca e de Família e Menores de Almada.
OUTRAS AÇÔES:
- Participámos no processo de criação da EDUFOCO;
- Participámos em reuniões dos órgãos sociais da FERSAP, da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas e da EDUFOCO;
- A UCAPA teve representação nas presidências do Conselho Executivo da FERSAP, da Direcção da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas e na EDUFOCO;
- Continuação do acordo com a FERSAP em assumirmos a gestão da Quotização, passando a UCAPA a receber diretamente as quotas das suas associadas, implementando o Plano de Ação da Quotização da FERSAP;
- Participámos na implementação do projecto Crescer+Igual, em parceria com a FERSAP.
O CE da UCAPA
Almada, 7 de janeiro de 2013